Há poucos dias soubemos de um relançamento de Sonic CD através de um vazamento acidental na lista de jogos da Xbox LIVE Arcade no estande da Microsoft para a Penny Arcade Expo, PAX, 2011. Agora a Sega confirmou muitos detalhes do jogo, incluindo uma enorme variedade de plataformas.
Entre as novidades que virão nessa versão estão gráficos em Widescreen, alguns extras não revelados exclusivos para plataformas iOS, Achievements e Trophies na Xbox LIVE Arcade e PlayStation Network, respectivamente, e um último detalhe que deixará os fãs loucos: a trilha sonora.
O jogo terá as canções originais da versão japonesa, consideradas pelos jogadores como as melhores já concebidas para um jogo do ouriço e até então inéditas em território norte-americano. Esperamos ouvir mais informações sobre Sonic CD, como faixa de preço e data de lançamento durante a apresentação dele na PAX 2011.
Bem... O enredo de Sonic CD é um pouco explicado pela bela intro em anime do jogo ao som da Sonic Boom/You Can do Anything que você pode olhar aí:
Gráficos:
Entre as novidades que virão nessa versão estão gráficos em Widescreen, alguns extras não revelados exclusivos para plataformas iOS, Achievements e Trophies na Xbox LIVE Arcade e PlayStation Network, respectivamente, e um último detalhe que deixará os fãs loucos: a trilha sonora.
O jogo terá as canções originais da versão japonesa, consideradas pelos jogadores como as melhores já concebidas para um jogo do ouriço e até então inéditas em território norte-americano. Esperamos ouvir mais informações sobre Sonic CD, como faixa de preço e data de lançamento durante a apresentação dele na PAX 2011.
Enredo
Gráficos:
Bem... Nos gráficos em si não tem muita coisa nova, o Sonic tem as mesmas animações do Sonic 1 pro Mega Drive com a exceção da animação do Peel Out onde suas pernas giram mais rápido formando uma figura “8” deitada, mas fora isso, não tem nada de mais. O que realmente impressiona são os cenários, Sonic CD tem alguns dos cenários de platformers mais belos e imaginativos de todos, fases como Collision Chaos, Tidal Tempest, Quartz Quadrant e Stardust Speedway são belos exemplos de como evoluir o estilo artístico de Sonic. Outra coisa interessante de notar é que quando você viaja para o “Bad Future” de uma fase, você se encontra em uma versão totalmente sombria e poluída dela, mas mesmo assim você ainda pode identificar o mesmo estilo artístico de Sonic presente nas versões normais, quer ver um exemplo? A imagem acima é a Palmtree Panic, a primeira fase do jogo, agora veja só o Bad Future dela:
Viu só? Também há as versões “Past” das fases que são mais naturais, verdes e tal. Eu achei bem interessante isso.
Gameplay
Então chegou a hora de falar do gameplay, o que essa nova versão de Sonic CD traz de novo quanto a isso? Ela melhora um pouco a física estranha da versão original do Sega CD, também traz o Spindash como deveria ser e... Quando você termina o jogo, você pode controlar o Tails nas fases, é... Acho que só isso. De resto o jogo continua quase idêntico a como era no Sega CD, o que faz da versão da XBLA superior a antiga, mas não muito também. Mas começemos pela nova gimmick que Sonic CD apresenta: A possibilidade de se poder viajar no tempo passando pelos posts de "Past" ou "Future", ganhando velocidade o suficiente pra quebrar essa barreira do tempo e chegar ao passado ou o futuro. Isso soa ótimo e até original pra um jogo do Sonic, certo? Mas não é tão bem executado quanto planejado.
Primeiro porque o level design do jogo é meio que uma espada de dois gumes, enquanto em algumas fases como Palmtree Panic, Quartz Quadrant e Stardust Speedway você pode realizar essas viagens no tempo mais tranquilamente, porque elas te dão espaço pra isso. As outras fases simplesmente não fazem o mesmo, Collision Chaos é uma bagunça cheia de molas que ficam te mandando pro ar toda hora onde tem um monte de inimigos que te acertam sem você nem mesmo ter uma chance pra se defender já que o Sonic não gira quando é arremessado por uma mola, daí você perde rings e vai caindo até o chão tendo que contar com a sorte pra conseguir pegar algum dos rings que você perdeu enquanto cai, e aí no chão que você cai tem uma outra mola que te manda pra cima no mesmo lugar por onde você passou anteriormente, e se você não conseguiu pegar nenhum dos rings perdidos enquanto caia... SE FODEU, NERDÃO! Isso chega a ser cheap e até injusto, Tidal Tempest é uma fase lenta e ainda se passa debaixo d'água, como raios eu vou conseguir pegar velocidade nela? E olha que eu já vi um monte de postes de Past e Future nessas partes debaixo d'água que tem nela, Wacky Workbench é de longe a pior fase do jogo inteiro, é uma versão piorada da Collision Chaos, todo o chão dela te manda pra cima e lá tem uns aparelhos elétricos que ligam randomicamente e te dão choque no meio do ar, assim se repetindo todo o processo da Collision Chaos de você cair e depois ser mandado pra cima de novo. Metallic Madness... Ela nem te dá espaço pra respirar direito, e é bom que não morra de tédio antes de completar ela.
E agora pra terminar de dizer o porque da mecânica de viagens no tempo não ter sido tão bem executada assim, você pode viajar para o passado ou para o futuro, com o objetivo de se realizar um "Good Future" de uma fase, que consiste em viajar para o passado, encontrar umas máquinas que o Robotnik deixou no passado e destruí-las, depois voltar para o presente e viajar para o futuro para ver que todo aquele cenário poluído, obscuro e feio se tornou um "paraíso". Ok, viajar para o passado no jogo tem uma justificativa, agora... Pra quê você viaja para o futuro mesmo? Claro, tem um level design levemente diferente, e o Good Future não tem badniks, mas isso não compensa toda aquela merda que você fez de viajar pro passado, destruir máquinas e tudo mais, se ao menos fosse uma fase inteiramente nova e diferente, ainda iria. Há quem diga que você passa pelo Good Future pra evitar badniks... Sério mesmo isso? Porque badniks são inacreditavelmente difíceis de se matar, nossa... É um desafio e tanto pular em cima deles!
Agora sobraram os Special Stages que são... Legais. Se passam numa espécie de pista de corrida no estilo de Mario Kart e você deve destruír todos os UFOs pra pegar as Time Stones, é algo diferente e eu ao menos não tive nenhum problema com elas. Os bosses no entanto são bem decepcionantes, eles morrem com um ou dois hits e normalmente apresentam patterns ridículas onde as brechas só seriam mais óbvias se tivesse uma seta apontando pra tal parte deles dizendo "ACERTE AQUI!", mas bem... O boss da Quartz Quadrant é bom, pronto, falei.
Sons
É interessante notar que Sonic CD possui duas trilhas sonoras diferentes pra cada versão: Japonesa/Européia e Americana. Eu pessoalmente gosto de ambas apesar das duas também terem uma ou duas músicas bastante escrotas, por exemplo a música de boss da versão japonesa, eu juro que eu não consigo levar boss nenhum a sério com aquela merda. Por outro lado a versão japonesa tem uma das músicas de Final Boss mais épicas de todos os tempos. Ouça por si mesmo.
Então, no geral, as duas trilhas sonoras são boas, agora qual é melhor do que qual... Você que sabe, nessa versão da XBLA dá pra escolher qual das duas trilhas sonoras você quer colocar.
Desfecho
Sonic CD não é só um jogo overrated, mas chega até a ser ruim em certos pontos, e isso vem de uma pessoa que gosta desse jogo. São tantas idéias ótimas... Tanto potencial perdido... O pior de tudo é que tem gente que diz que Sonic CD é o melhor jogo do Sonic, isso chega a ser até um insulto a franquia em si, porque ele não consegue ser melhor nem do que Sonic 1, o que dirá chegar aos pés de Sonic 2 ou Sonic 3 & Knuckles. E eu juro que cortarei a língua do próximo infeliz que me vir falar que "Sonic CD é um jogo Hardcore, por isso ele tem esse level design.", quem diz uma coisa absurda dessas definitivamente não sabe o significado de Hardcore, vá jogar Sonic 2 do Master System e depois venha me falar se Sonic CD é um jogo Hardcore do Sonic. Isso é um belo exemplo de como "seguir a essência" não torna um jogo automaticamente bom, e eu ainda fui bonzinho demais com Sonic CD nessa review, qualquer outra pessoa com o mínimo de senso crítico teria dado uma nota bem menor.
Descrição creditos :angryvideogamebloggerNome:SONIC CD
Distribuidor:SEGA
Gênero:Aventura
Região: N/A
Idioma: Inglês
Data de Lançamento: XX/XX/20XX
Formato:XBLA
Desbloqueio: JTAG/RGH
HIPFILEParte 1
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